Novas sensações

Este domingo decidimos ir ao parque natural da Serra Malagueta.  Ténis nos pés, calções, roupas frescas, garrafas de água, máquina em punho. Apanhámos um aluguer (as carrinhas que vão para a praia e assomada e etc) e 100 escudos depois chegámos à porta do parque. Fomos à casa do ambiente buscar as licenças para entrar, a senhora fez umas quantas perguntas sobre os trilhos que queríamos conhecer, que tipo de coisas queríamos ver, deu-nos um mapa do parque e decidimos seguir o trilho mais fácil, porque tínhamos coisas combinadas à tarde e, por isso, pouco tempo.

Não se via ninguém. Não se ouvia nada, excepto o piar de alguns pássaros, o zumbir de alguns insectos e o restolhar das folhas das árvores ao sabor do vento. Na subida fui ao passo delas, na descida vim ao meu. A subida foi preenchida com conversas, com discussão de assuntos vários, com fotografias a serem tiradas.

A descida foi feita cada uma por si, ao seu ritmo, com os seus próprios pensamentos. Apercebi-me de que o barulho dos insectos, os zumbidos, já não me fazem confusão, já não me assustam, já não me fazem sequer olhar para ver se os vejo. Em algumas partes do trilho parei, respirei fundo o ar puríssimo dos 1000m a que chegámos, deixei-me invadir pela calma que habita o pico da serra. Só ouvia os meus passos, só ouvia minha respiração, só ouvia a natureza à minha volta. Os sons da cidade ficaram longe, ainda mais longe do que o habitual; não se ouvia nada artificial. Era tudo real, era tudo natureza, e por uns momentos eu estive sozinha no mundo. E foi a melhor dicotomia de liberdade vs saudades que já senti. Sentir que só dependemos de nós, que tudo o que nós fazemos parte de nós mesmos, é a melhor sensação do mundo. Mas fez-me pensar em alguns de vocês. Houve caras a virem-me imediatamente à cabeça e promessas de futuros passeios ali mesmo.

O salto foi dado por mim, ainda estou no ar – e a aproveitar cada bocadinho – mas desta vez a antecipação da aterragem é maior do que há dois anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: